Bombas centrífugas

As bombas centrífugas Elpumps da série PP podem ser utilizadas para fornecer água limpa ou outros líquidos, como por exemplo óleo, a alta pressão. As bombas centrífugas também permitem uma irrigação conveniente e segura com aspersores, bicos e diversas outras aplicações domésticas ou em jardinagem. As bombas centrífugas Elpumps são construídas com materiais duráveis e resistentes à corrosão, garantindo um funcionamento eficiente a nível energético e silencioso com um desempenho de excelência e uma maior fiabilidade.

Funcionalidades e benefícios

  • Motor potente de 550 W-900 W
  • Altura geométrica de retorno máxima de até 55 metros
  • Materiais duráveis, resistentes à corrosão e à ferrugem
  • Equipada com cabo de 1 metro H07 RN-F 3G de 1 mm2
  • Proteção contra sobrecarga térmica
  • 2 anos de garantia
.
-26%
POPULARES

PP 80 Bomba centrífuga, 900 W, 3.000 l/h, 5,5 bar

compare button - PP 80 Bomba centrífuga, 900 W, 3.000 l/h, 5,5 bar
145 € 197 €

O que é uma bomba centrífuga?

Uma bomba centrífuga é um tipo de bomba de água que é utilizada para transportar fluídos através da conversão de energia cinética rotativa em energia hidrodinâmica. A bomba consiste num impulsor periférico rotativo que cria sucção à entrada da bomba, aspira o líquido para a bomba, e depois utiliza a força centrífuga para empurrar o líquido para fora através da saída. As bombas centrífugas são normalmente utilizadas em várias aplicações industriais, agrícolas e comerciais para bombear água, produtos químicos e outros líquidos. O seu design é simples, são fáceis de operar, e conseguem lidar com uma vasta gama de caudais e pressões.

Em que situação pode ser utilizada uma bomba centrífuga Elpumps?

As bombas centrífugas Elpumps são concebidas para usos residenciais ou comerciais de pequena escala. Pode ser utilizada para fornecer água limpa, aumentar a pressão da água, drenar caves, adegas e piscinas, irrigar pequenos jardins e relvados e bombear água de poços, furos e sistemas de recolha de águas pluviais. Também podem ser utilizadas para bombear líquidos não agressivos e não inflamáveis, tais como óleo, pois o impulsor de bronze assegura um funcionamento sem faíscas.

O que é melhor: uma bomba centrífuga ou uma bomba a jato?

Depende dos requisitos. Em geral, as bombas centrífugas são mais eficazes do que as bombas a jato quando se trata de movimentar líquidos a maiores alturas e atingir grandes caudais, o que é um requisito crucial em, por exemplo, aplicações comerciais ou industriais. As bombas a jato, por outro lado, são geralmente mais eficazes no que toca a transportar líquidos em distâncias mais curtas e com caudais mais baixos, o que é principalmente o caso em usos domésticos, tais como o abastecimento de água para a casa e jardim.

Outra grande vantagem da bomba a jato sobre a bomba centrífuga é que é muito menos sensível à possível acumulação de ar na caixa da bomba. Se for este o caso, as bombas a jato são facilmente capazes de empurrar uma pequena quantidade de ar para fora da caixa da bomba e continuarem a trabalhar sem interrupção. As bombas centrífugas, por outro lado, não são capazes de o fazer. Se até mesmo uma pequena quantidade de ar ficar presa na caixa da bomba, a bomba centrífuga pára imediatamente de bombear água e tem de ser novamente escorvada. A terceira vantagem das bombas a jato é, portanto, que são autoescorvantes, enquanto as bombas centrífugas não o são.

Resumindo, se precisar duma bomba para executar uma tarefa específica num ambiente doméstico ou num pequeno ambiente comercial, tal como bombear óleo ou outros líquidos, uma bomba centrífuga fará o trabalho de forma fiável. Se for uma tarefa comum, tal como regar o jardim, uma bomba a jato (bomba de jardim) é a melhor escolha.

As bombas centrífugas Elpumps ligam-se e desligam-se automaticamente em função do consumo de água?

Não, as bombas centrífugas Elpumps não estão equipadas com um interruptor de pressão/sensor de fluxo, ou seja, não se ligam e desligam automaticamente quando a torneira de água ou a mangueira de jardim é aberta e fechada. A bomba arranca quando é ligada e pára quando é desligada.

As bombas centrífugas Elpumps estão equipadas com proteção contra o funcionamento a seco?

Não, a bomba não consegue detetar quando não há água na caixa da bomba, pelo que é necessário haver um controlo pessoal caso haja o risco de a água se esgotar, por exemplo, ao bombear água de barris ou de tanques de água. Se a bomba funcionar a seco, o motor incendiar-se-á, o que é considerado um erro do utilizador e, portanto, não está coberto pela garantia.

Como funciona uma bomba centrífuga?

Uma bomba centrífuga utiliza a força centrífuga para mover líquidos. A caixa da bomba contém um impulsor rotativo que é acionado por um motor. À medida que o impulsor gira, cria uma força centrífuga que empurra o fluído para fora, criando uma região de baixa pressão no centro do impulsor. Esta zona de baixa pressão atrai o fluído através da porta de sucção da bomba e entrega-o através da descarga.

Onde está a entrada e onde está a saída?

A entrada situa-se à frente da bomba, onde a deve ser conectada uma mangueira de sucção. A saída é a abertura na parte superior da bomba, onde deve ser conectada uma mangueira ou um tubo.

Preciso de uma válvula de pé ou uma válvula de retenção? Onde a devo instalar?

Uma vez que as bombas centrífugas são muito sensíveis ao ar que entra na caixa da bomba, é fortemente recomendado que seja utilizada uma válvula de retenção em qualquer ponto do lado de sucção ou que seja utilizada uma válvula de pé na extremidade da mangueira de sucção submersa em água.

Porque é que uma bomba centrífuga só funciona quando é ventilada?

Uma bomba centrífuga precisa de água na caixa da bomba para funcionar. Contudo, se houver ar na caixa da bomba, a bomba não consegue aspirar a água e, portanto, não funciona. Por conseguinte, a bomba deve estar num estado de escorvamento para que o ar possa ser retirado da caixa da bomba para criar um vácuo e aspirar a água.

Como se retira o ar a uma bomba centrífuga?

Para sangrar uma bomba centrífuga, remova o parafuso de purga e encha a caixa da bomba com água até esta estar cheia, e depois aperte novamente o parafuso de purga.

O que pode ser feito se a bomba centrífuga não se escorva?

Se a bomba centrífuga não estiver a escorvar, pode ser devido a diversos fatores, incluindo ar na caixa da bomba, linha de sucção entupida ou vedação imperfeita. Primeiro, verifique se a bomba está escorvada e se todas as conexões estão apertadas. Se o problema não puder ser corrigido, deve consultar um profissional.