Bombas de jardim

As bombas de jato de jardim da série JPV/JPP da Elpumps podem ser utilizadas para fornecer água limpa a alta pressão, permitindo uma irrigação conveniente e segura com aspersores, bicos e diversas outras aplicações domésticas ou de jardinagem. As bombas de jato de jardim Elpumps são construídas com materiais duráveis e resistentes à corrosão e estão disponíveis com corpo e turbina em aço INOX e filtro de água integrado, garantindo um funcionamento eficiente em termos energéticos e silencioso, com alto desempenho e maior fiabilidade. As bombas de jato não podem ser utilizadas com água salgada, substâncias agressivas ou facilmente inflamáveis ou com líquidos para consumo humano, para além de água.

Funcionalidades e benefícios

  • Motor potente de 800 W-2000 W
  • Altura geométrica de retorno máxima de até 48 metros
  • Materiais duráveis, resistentes à corrosão e à ferrugem
  • Equipada com cabo de 1,5 metros H07 RN-F 3G de 1 mm2
  • Proteção contra sobrecarga térmica
  • 2 anos de garantia
  • Com turbina em INOX

O que é uma bomba de jardim?

Uma bomba de jardim é uma bomba de água concebida para bombear água de uma fonte, tal como um poço, uma cisterna, ou um lago, e distribuí-la por várias partes dum jardim ou dum relvado. Estas bombas são tipicamente pequenas e compactas em tamanho, tornando-as na solução ideal para residências e operações agrícolas de pequena escala.

Em que situações são habitualmente utilizadas as bombas de jardim? As bombas de jardim são adequadas para a irrigação de jardins a partir de poços ou cisternas? Podem ser utilizadas com um sistema de irrigação por aspersão?

As bombas de jardim são especificamente concebidas para a irrigação de jardins a partir de poços ou cisternas, quer manualmente com uma mangueira de jardim ou com sistemas de aspersores que requerem pressão para funcionar. São também amplamente utilizadas para fornecer água a sistemas de irrigação em estufas, horticultura e agricultura em pequena escala, assim como para fornecer água a animais.

As bombas de jardim Elpumps são adequadas para uma máquina de lavar a alta pressão?

Não, as bombas de jardim Elpumps não são capazes de facultar a pressão necessária para uma máquina de lavar a alta pressão, que normalmente é superior a 10 bar.

De qual delas necessito: duma bomba de jardim ou dum grupo de pressão?

As bombas de jardim são utilizadas principalmente para situações mais simples, como a rega do jardim, e são ligadas e desligadas manualmente conforme seja necessário. Por outro lado, os grupos de pressão são concebidos para funcionarem automaticamente para fornecer um abastecimento constante de água imediatamente quando seja necessário, e normalmente têm um interruptor de pressão e uma proteção de funcionamento a seco.

Como se encontra a bomba de jardim certa? A que se deve prestar atenção?

Ao escolher uma bomba de jardim, os principais fatores a ter em conta são o caudal (m3/h), a pressão necessária, o tipo de fonte de energia disponível (da rede ou solar), e características tais como a proteção contra funcionamento a seco e o funcionamento automático (AUTO START/STOP). Se a bomba estiver ligada a um sistema de aspersores, o tamanho do jardim também deve ser tido em conta, uma vez que o caudal deve corresponder às necessidades de água do número total de aspersores em funcionamento ao mesmo tempo.

A partir de que profundidade pode uma bomba de jardim aspergir água?

Em geral, as bombas JET têm uma altura manométrica de aspiração máxima teórica de 9 metros. Isto significa que se a distância vertical entre o nível de água constante (não o fundo do poço) e a bomba for superior a 9 metros, a bomba não será capaz de aspirar água porque não será capaz de gerar energia de sucção suficiente para elevar o peso da água e, consequentemente, não será capaz de bombear água. “Teórica” significa que 9 metros é o limite em que as duas forças que atuam uma contra a outra se equilibram. Nomeadamente, o peso de uma coluna de água de 9 metros de altura é igual à força de sucção da bomba de 0,9 bar (0,9 bar = o peso de uma coluna de água de 9 metros de altura). Portanto, se a altura manométrica de aspiração na prática não for superior a 7-8 metros, então a bomba funcionará corretamente. Se o nível de água constante for inferior a 9 metros, deve ser utilizada uma bomba submersível de alta pressão.

Que bombas Elpumps de jardim têm um interruptor de pressão e proteção contra funcionamento a seco?

As bombas de jardim da série “AUTOMÁTIC” da Elpumps vêm equipadas com um interruptor de pressão e proteção contra funcionamento a seco, que ajuda a regular o fluxo de água e a proteger a bomba de danos. O interruptor de pressão ligará e desligará automaticamente a bomba com base na utilização da água, assegurando que a bomba não está a funcionar desnecessariamente, enquanto a proteção de funcionamento a seco desligará automaticamente a bomba se não houver água a fluir através da bomba.

As bombas de jardim Elpumps são autoescorvantes? O que significa isto exatamente?

Todas as bombas de jardim Elpumps são autoescorvantes. Isto significa que a mangueira de sucção e a caixa das bombas precisam de ser enchidas com água antes da sua primeira utilização (designado de escorvamento), e para todas as outras utilizações, a bomba utilizará a água armazenada na casa de bombas para gerar um vácuo no lado de aspiração e continuar a fornecer água novamente quando for iniciada. Recomenda-se vivamente a utilização de uma válvula de pé ou de retenção no lado da sucção, para evitar que a água volte a fluir para o poço. Até mesmo uma bomba autoescorvante precisa de ser completamente enchida antes da primeira utilização. Se não for utilizada uma válvula de retenção e a caixa das bombas ficar vazia, a mangueira de sucção e a caixa das bombas devem ser cheias de novo com água antes de cada utilização.

Como funciona uma bomba de jardim?

Uma bomba de jardim funciona utilizando um motor elétrico para acionar uma ou mais turbinas, que criam um fluxo de água. A turbina atrai água para dentro da bomba e impulsiona-a através da saída de descarga, fornecendo um fluxo de água para a aplicação desejada.

Qual é a entrada e qual é a saída?

A entrada é onde a água entra na bomba de jardim, e está localizada na parte da frente da bomba. A saída é onde a água sai da bomba de jardim, e está localizada na parte superior da bomba.

Que tipo de mangueira de sucção devo escolher?

Recomenda-se a utilização de uma mangueira de sucção de parede dura para que a mangueira não caia devido à força de vácuo da bomba (ao contrário, por exemplo, de uma mangueira de incêndio de parede macia). Recomenda-se vivamente a utilização de uma válvula de pé na extremidade da mangueira de sucção que se encontra na água. O diâmetro da mangueira de sucção deve corresponder ao da entrada, pois qualquer redução no lado de sucção terá um efeito importante no desempenho geral da bomba.

Preciso duma válvula de pé ou duma válvula de retenção? Onde a devo instalar?

As válvulas de pé e as válvulas de retenção têm a mesma função. Impedem que a água volte a fluir para o poço devido à gravidade. A diferença é que uma válvula de pé é instalada na extremidade do tubo de sucção, que está na água, e normalmente também tem um cesto filtrante que impede que pequenos detritos sejam aspirados para dentro da bomba. A válvula de retenção não tem um cesto filtrante e deve ser instalada na entrada da bomba de jardim. Se não for instalada uma válvula de retenção, a bomba de jardim deve ser cheia com água antes de cada utilização.

Como se põe a funcionar uma bomba de jardim? Como se liga uma bomba de jardim?

É necessário ligar 2 mangueiras à bomba de jardim para a utilizar: uma mangueira de aspiração e uma mangueira de jardim. A mangueira de sucção deve ser ligada à parte da frente da bomba (entrada). A mangueira de jardim (ou qualquer tubo de água) tem de ser ligada à parte superior da bomba (saída). Antes do arranque inicial, a mangueira de sucção e a caixa da bomba devem estar 100% cheias de água. Este processo chama-se também escorvamento. A razão para isto é muito simples. Se não houver água na caixa da bomba e o impulsor dentro da bomba estiver a girar no ar, não consegue gerar energia de sucção suficiente para elevar o peso da água. No entanto, se houver água na caixa da bomba, o impulsor rotativo empurra a água através da saída com tal força que cria uma grande força de sucção para elevar a água.

A que se deve prestar atenção?

Recomenda-se a instalação da bomba de jardim num local onde esteja o mais possível protegida dos impactos ambientais. Por exemplo, não armazene permanentemente a bomba num local onde esteja constantemente exposta à luz solar direta ou à chuva, especialmente à geada, quando não estiver a ser utilizada. Isto irá ajudar a prolongar a vida da bomba de jardim. É também aconselhável que coloque a bomba num local elevado para que não fique na água durante a rega excessiva.

Quando é recomendado o uso dum filtro de água? Onde devo montá-la?

Recomenda-se a utilização dum filtro de água se a fonte de água da sua bomba de jardim contiver resíduos, sedimentos ou outros contaminantes que possam danificar a bomba ou quaisquer eletrodomésticos que são abastecidos com água pela bomba de jardim. Deve ser montado sempre um filtro de água na entrada, antes da água entrar na bomba de jardim. Se for instalado na saída, a membrana filtrante será danificada pela alta pressão.

O que é a altura manométrica de aspiração? O que é a altura manométrica de descarga?

A altura manométrica de aspiração refere-se à distância vertical entre a fonte de água e a entrada da bomba de jardim, enquanto a altura manométrica de descarga se refere à distância vertical entre a saída da bomba de jardim e o ponto de utilização. As alturas manométricas de aspiração e de descarga são fatores importantes a considerar na escolha de uma bomba de jardim, uma vez que determinarão o caudal e a pressão da bomba.

Quanto tempo demora até que a água venha da bomba de jardim?

A bomba entrega a água imediatamente após ser ligada. Se for utilizada uma mangueira / tubo de água de jardim mais longo, pode demorar alguns segundos para a água fluir através da mangueira.

Quanta energia é que uma bomba de jardim consome?

O consumo máximo de energia (P1) das bombas de jardim Elpumps varia de 600 W a 2000 W, dependendo do desempenho da bomba, tal como a altura manométrica de descarga, caudal, número de impulsores, etc.

As bombas de jardim Elpumps podem ser operadas com painéis solares?

Dependendo do consumo de energia da bomba, devem ser instalados vários painéis solares e um inversor para fornecer à bomba de jardim energia suficiente e 230 V / 50 Hz. Quando estas condições são cumpridas, as bombas de jardim são uma ótima escolha para aplicações fora da rede ou para a utilização em áreas com acesso limitado à eletricidade. As bombas de jardim alimentadas a energia solar são uma solução rentável e amiga do ambiente para a rega de jardins, tornando-as numa escolha popular de imensos paisagistas. Recomenda-se que consulte sempre um perito para determinar se os painéis solares são capazes de gerar energia suficiente para a bomba de jardim.

Como se faz com que uma bomba de jardim resista ao inverno?

As bombas de jardim devem ser guardadas numa área seca e protegida e qualquer água restante deve ser drenada para evitar danos causados pelo congelamento. É também recomendado que se cubra a bomba de jardim com uma cobertura protetora para manter afastados os detritos, a chuva e outros elementos que possam causar danos.

Como se esvazia uma bomba de jardim?

Para drenar uma bomba de jardim, desligue a bomba e abra a torneira/mangueira para remover qualquer água que ainda esteja sob pressão. Em seguida, retire a tampa de plástico/ parafuso de metal na parte inferior da frente da bomba ou desligue as mangueiras de entrada e saída e simplesmente incline a bomba para que possa ser completamente drenada. Se a água permanecer na caixa da bomba, a água irá congelar na bomba e até quebrar a caixa da bomba de ferro fundido em pequenas partes. Quando a bomba de jardim estiver vazia, pode ser armazenada num local seco e protegido para evitar os danos causados pela geada.