Bombas de resíduos

As bombas submersíveis Elpumps para águas sujas são reconhecidas pela sua elevada eficiência, baixos custos a longo prazo e elevada fiabilidade de funcionamento, tornando-as ideais para diversas aplicações. As bombas de água para águas residuais da série Elpumps CT oferecem elevada resistência aos sólidos em suspensão, proteção contra sobrecarga térmica e são de fácil manutenção. As bombas podem, inclusive, ficar totalmente submersas até 5 metros para uma remoção eficaz da água, bombeando água limpa a baixa pressão com um caudal de até 16 000 litros/hora graças aos motores potentes de 450 W/650 W/850 W.

Funcionalidades e benefícios

  • Motor potente de 450 W/650 W/850 W
  • Caudal de até 16 000 litros/hora
  • Profundidade máxima de imersão de 5 metros
  • Altura geométrica de retorno máxima de até 10 metros
  • Materiais duráveis, resistentes à corrosão e à ferrugem
  • Capacidade para passar sólidos com até 30 mm de diâmetro
  • Interruptor de boia integrado, função de arranque/paragem automáticos
  • Equipada com cabo de 10 metros H05 RN-F 3G de 0,75 mm2
  • Proteção contra sobrecarga térmica
  • 2 anos de garantia

O que é uma bomba de resíduos?

Uma bomba de resíduos é um dispositivo que é utilizado para remover água duma área específica, tipicamente uma cave ou um porão. É concebida para recolher e bombear a água que se acumula numa fossa séptica para evitar inundações ou danos causados pela água.

Em que situações são habitualmente utilizadas bombas de resíduos?

As bombas de resíduos são normalmente utilizadas numa variedade de aplicações, incluindo caves residenciais, porões, fossas, e outros locais onde a água se acumula e precisa ser removida para evitar danos. São também habitualmente utilizadas em aplicações comerciais, tais como em restaurantes, hotéis e outras instalações.

Qual é a diferença entre uma bomba de água limpa e uma bomba de resíduos?

A diferença entre uma bomba de água limpa e uma bomba de resíduos reside no tipo de água para que são fabricadas. Uma bomba de água limpa é fabricada para lidar com água relativamente limpa, tal como água da chuva ou neve derretida. Por outro lado, uma bomba de resíduos é concebida para lidar com água que contém partículas sólidas ou detritos, tais como a água de uma cave inundada.

Como é que escolho a bomba de resíduos certa para mim?

Ao escolher uma bomba de resíduos, deve ter em conta fatores como o caudal necessário (m3/h), a altura que a água precisa ser bombeada (altura manométrica de descarga, m), e a temperatura do líquido. Além disto, é importante considerar os requisitos específicos da sua aplicação, tais como a quantidade de água que precisa de ser bombeada, o tamanho (diâmetro) da fossa, para que o interruptor de boia tenha espaço suficiente para funcionar, a taxa de recarga em caso de bombeamento dum poço, e o tamanho da conexão necessária. Deve também ter em consideração o tipo de fonte de energia que tem disponível, uma vez que as bombas de resíduos Elpumps necessitam de 230V.

Como funciona uma bomba de resíduos?

Uma bomba de resíduos funciona através da recolha de água numa fossa que depois é bombeada para fora da área através dum tubo de descarga. A bomba é normalmente ativada quando a água na fossa atinge um determinado nível, fazendo com que o interruptor de boia ative a bomba. A bomba bombeia então a água para fora da área, para um cano de drenagem ou de descarga.

Como se coloca a bomba na água?

Ao colocar uma bomba de resíduos na água, é importante que se assegure de que está nivelada e presa em segurança para evitar que tombe para o lado. O reservatório da fossa também deve ser concebido de forma a permitir um fluxo de água adequado e para evitar que os detritos entrem na bomba.

Como faço a manutenção e limpeza da minha bomba de resíduos?

Para manter e limpar a sua bomba de resíduos, é importante que verifique e limpe periodicamente o filtro de entrada para garantir que está sem detritos. Também deve verificar regularmente a bomba para se certificar de que está a funcionar corretamente e substituir a bomba se esta ficar danificada ou estiver deteriorada.

Porque é que a temperatura máxima do líquido é importante?

A temperatura máxima do líquido é importante porque pode afetar o desempenho e o tempo de vida da bomba. As bombas são concebidas para lidar com temperaturas específicas, e se o líquido exceder a temperatura máxima, pode causar danos na bomba ou reduzir a sua vida útil. É importante que escolha uma bomba que seja concebida para aguentar a temperatura do líquido que necessita bombear.